A TML inclui no seu Plano de Formação a temática específica relativa ao Regime Geral de Prevenção da Corrupção, dirigida aos respetivos dirigentes e trabalhadores, tendo elaborado um Programa de Formação Interna sobre a matéria de prevenção da corrupção, no qual está prevista a realização anualmente de várias sessões formativas, preferencialmente em formato e-learning, para que os dirigentes e trabalhadores(as) da empresa conheçam e compreendam as políticas e procedimentos de prevenção da corrupção e infrações conexas implementados.
Sem prejuízo de o programa formativo incluir um conteúdo mais genérico, de base, que inclui os instrumentos em vigor na TML, que compõem o Programa de Cumprimento Normativo, haverá também conteúdos específicos, tendo em conta o perfil hierárquico dos destinatários e as diferentes áreas funcionais dos departamentos integrantes da empresa, consoante a sua organização interna. Prevê-se ainda que a dinamização das sessões engobe uma parte teórica, que versa sobre as componentes comportamental e normativa, e uma parte prática, que inclui a componente de trabalho e reflexão em grupo.
O Programa instituído não prejudica a realização de outras formações, de caráter externo, sobre a temática de compliance para prevenção da corrupção, podendo ainda ser efetuadas periodicamente divulgações internas sobre estas temáticas para maior sensibilização dos(as) trabalhadores(as).
A Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e a Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) assinaram um Acordo de Cooperação para reforçar a integração e eficiência dos sistemas de mobilidade nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto. Este acordo reflete o compromisso conjunto das entidades na partilha de conhecimentos, tecnologias e boas práticas para o desenvolvimento de soluções de transporte público mais eficazes e sustentáveis.
As Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto representam os principais polos urbanos de Portugal, concentrando mais de 40% da população nacional e assumindo um papel central na dinâmica económica, social e ambiental do país. Esta elevada densidade populacional e a diversidade das necessidades de mobilidade tornam os respetivos sistemas de transportes particularmente complexos, exigindo uma articulação eficaz entre modos rodoviários, ferroviários, fluviais e, mais recentemente, soluções de mobilidade suave e partilhada.
Desde 2015, que as Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto assumiram a responsabilidade de gerir os serviços públicos de transporte intermunicipais, desenvolvendo estratégias para promover a mobilidade em linha com as reais necessidades das pessoas.
Da primeira Cimeira das Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, realizada em 20 de março de 2018, resultaram propostas concretas para a melhoria do transporte público, com especial destaque para a visão de construção da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP). A criação da TML e da TMP teve como propósito unificar a gestão dos transportes na região, promovendo uma rede mais eficiente e acessível. Esta iniciativa refletiu o esforço conjunto entre as áreas metropolitanas e o Governo para aprimorar a mobilidade e fortalecer a autonomia das entidades intermunicipais.
Unir esforços em áreas essenciais
A cooperação entre a TML e a TMP representa uma união de esforços para a promoção de um sistema de mobilidade eficiente, integrado e sustentável nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, nas suas áreas similares de atuação, e irá beneficiar os cidadãos com aproximação de informação, comunicação, processos e funcionamento de sistemas nestas duas realidades.
No âmbito do acordo, TML e TMP irão cooperar em áreas essenciais como: desenvolvimento e otimização dos sistemas de bilhética integrada; gestão e monitorização de operações de transporte e contratos de serviço público; planeamento estratégico da mobilidade metropolitana; comunicação, informação ao público e promoção da mobilidade sustentável; harmonização de processos regulatórios e operacionais entre as duas áreas metropolitanas.
A TML, criada pela Área Metropolitana de Lisboa (AML) há 4 anos, tem desempenhado um papel fundamental na mobilidade da área metropolitana de Lisboa (amL), sendo responsável pela gestão do sistema tarifário e de bilhética – navegante® – que impulsionou novos produtos e serviços que facilitam e agilizam o acesso à mobilidade de milhares de cidadãos. Além disso, lançou e gere a Carris Metropolitana, cuja operação rodoviária tem registado sucessivos recordes no transporte de passageiros e uma crescente adesão dos utilizadores.
Faustino Gomes (TML)
A TMP, constituída em janeiro de 2025, assumiu a gestão do sistema de bilhética intermodal Andante da Área Metropolitana do Porto bem como a gestão e fiscalização dos contratos dos diferentes operadores da rede UNIR assumindo de forma transversal o papel de regulador da mobilidade em transporte público na região.
Marco Martins (TMP)
A colaboração entre as duas entidades permitirá alinhar estratégias e implementar soluções tecnológicas inovadoras, garantindo uma experiência de mobilidade mais eficiente e acessível para os utilizadores.
Com este acordo, a TML e a TMP reafirmam o seu compromisso com a modernização da mobilidade urbana, promovendo um sistema de transportes mais acessível, mais sustentável e inovador e orientado para as necessidades da população.
Na tarde do dia 1 de abril, as Jornadas navegante® 2025 encheram o Teatro Thalia, em Lisboa, e ainda chegaram a todos os que as quiseram seguir online.
Foi uma plateia com cerca de 150 espetadores e perto de 50 interessados a seguir via streaming que acompanharam as Jornadas navegante® 2025, um evento anual que celebra o lançamento do sistema tarifário navegante® e propõe a reflexão sobre políticas públicas de transporte coletivo na área metropolitana de Lisboa.
Sob o mote “Mobilidade: um direito de todos”, a segunda edição deste evento, organizado pela TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, contou com a presença de Cristina Pinto Dias, Secretária de Estado da Mobilidade, que saiu do evento com a promessa de levar deste encontro “muito trabalho de casa, mas também muita motivação”. Basílio Horta, Presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, impossibilitado de estar presente, juntou-se à apresentação das Jornadas com a gravação de uma mensagem de boas-vindas e Carlos Humberto Carvalho, Primeiro Secretário Metropolitano da Área Metropolitana de Lisboa, encerrou a sessão, dando os parabéns a todos os que utilizam os transportes públicos e reforçando que o direito à mobilidade está associado ao conceito de liberdade.
Os dois momentos de debate, com moderação de Ana Patrícia Carvalho e antecedidos de apresentações de Faustino Gomes, Presidente do Conselho de Administração da TML e Rui Lopo, Administrador da TML, versaram sobre “Planeamento das Infraestruturas Metropolitanas”, no primeiro painel, e “Políticas Públicas Metropolitanas”, no segundo.
Trabalhar numa lógica metropolitana
Na introdução ao primeiro painel, Faustino Gomes apresentou o trabalho do Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMMUS) da área metropolitana de Lisboa, realçando a importância do “M” de metropolitano, justificando que temos que nos centrar numa lógica metropolitana, “sem fronteiras e a trabalharmos todos para o mesmo bem”. No sentido de ir ao encontro da fiabilidade que todos desejamos para os transportes públicos, apresentou ainda todo o trabalho que está a ser feito para oferecer Transporte Coletivo em Sítio Próprio, sem esquecer a preponderância da lógica de interfaces.
Neste âmbito, juntaram-se à reflexão os presidentes da Câmara Municipal de Amadora, Sesimbra, Vila Franca de Xira e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais. Vítor Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Amadora, recordou a importância do traçado da ligação de Algés à Reboleira, “há 23 anos à espera”; Nuno Piteira Lopes, Vice-Presidente da Câmara de Cascais, referiu a necessidade da tomada de decisões em relação ao projeto do corredor de transportes na A5; Francisco Jesus, Presidente da Câmara de Sesimbra, realçou a necessidade de resolver o problema da ligação de Sesimbra a Lisboa, ainda mais rápida de veículo próprio do que de transportes públicos; e Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, reforçou a importância de planear o ordenamento do território em função do que são as necessidades de mobilidade das pessoas na área metropolitana de Lisboa.
Trabalhar para trazer mais passageiros para os transportes públicos
A abrir o segundo painel de debate, Rui Lopo, administrador da TML, traçou a evolução das marcas Carris Metropolitana e navegante® com a apresentação de números de utilização que, de dia para dia, batem recordes, apontando para um número crescente de utilizadores dos transportes públicos. Para este bom desempenho, muito terão contribuído, segundo Rui Lopo, os desenvolvimentos tecnológicos como as aplicações da Carris Metropolitana, do navegante® e do navegante® empresas. No futuro, a empresa pretende continuar a apostar no digital e Rui Lopo aproveitou o momento para anunciar, em primeira mão, a chegada para breve do cartão navegante® digital, o navegante® Mobile. “Estamos a entrar numa fase de testes, para podermos em breve apresentar a desmaterialização do cartão”.
No debate, os Presidentes dos municípios de Almada, Mafra, Montijo e Setúbal foram unânimes no reconhecimento do papel revolucionário do navegante® na vida dos seus munícipes e na importância da introdução da operação Carris Metropolitana. Inês de Medeiros, Presidente da Câmara de Almada, afirmou que, “em termos de políticas públicas de transporte, já demos um passo de gigante”, mas recordou que, neste caso, “a oferta é que determina a procura”, havendo ainda muito trabalho a fazer. “Planeamento, continuidade, coerência e investimento são fundamentais”, concluiu. Hugo Moreira, Presidente da Câmara de Mafra, acrescentou ainda “a pontualidade e a confiança” a esta equação, reforçando a necessidade adicional de transporte público num concelho que duplicou e rejuvenesceu a sua população. Já Maria Clara Silva, Presidente da Câmara do Montijo, apontou como maior necessidade de transporte no seu município a travessia do Tejo, acrescentando que “há que diagnosticar as necessidades e aplicá-las no terreno, com uma maior articulação dos transportes”. André Martins, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, apontou ainda a necessidade de olhar para o território da amL de forma mais articulada, por forma a que as pessoas precisem de recorrer menos aos transportes, e idealizou um futuro onde a TML deverá coordenar todos os transportes públicos da região.
Pode ainda acompanhar toda a sessão no nosso canal de Youtube aqui
A 1 de abril, dia de aniversário do navegante®, realiza-se a segunda edição das Jornadas navegante®, evento anual que promete refletir sobre políticas públicas de transporte coletivo na Área Metropolitana de Lisboa. Uma reflexão aberta a todos!
As Jornadas navegante® 2025 vão ter lugar no Teatro Thalia, em Lisboa, na tarde de 1 de abril, dia em que se celebra o nascimento do revolucionário tarifário navegante®. Nesta edição, teremos a oportunidade de descobrir alguns exemplos do que está a ser realizado em matéria de Planeamento e Infraestruturas e ainda de Políticas Públicas de transporte, a uma escala Metropolitana.