Inquérito Mobilidade Pessoas com Deficiência – Transportes Metropolitanos de Lisboa

Inquérito Mobilidade Pessoas com Deficiência

Vamos agilizar a mobilidade das pessoas com deficiência?

Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa lança um inquérito que é mais um passo na construção de um plano, que estamos a desenvolver desde setembro, que quer melhorar a mobilidade e acessibilidade das pessoas com deficiência.

Chama-se “Inquérito sobre acesso ao sistema de mobilidade e transportes por pessoas com deficiência” e está disponível aqui para que todos os interessados possam dar o seu contributo. O inquérito enquadra-se no “Plano de acessibilidades e transportes para pessoas com deficiência na área metropolitana de Lisboa”, trabalho que a TML está a realizar em articulação com o Instituto Nacional para a Reabilitação no sentido de criar uma rede de transportes públicos coesa e participada, com transportes acessíveis a pessoas com deficiência, tanto a nível das infraestruturas, como do material circulante e ainda da informação ao público, e demais componentes que proporcionem a maior autonomia para todos.

Ainda numa fase de diagnóstico, o Plano realizou, nos dias 30 e 31 de outubro, três sessões de auscultação muito participadas, dirigidas a associações ligadas às pessoas com deficiência, câmaras municipais e AML, operadores de transporte e gestores de infraestruturas. Segue-se agora o inquérito aberto ao público que vai procurar conhecer as necessidades das pessoas com deficiência e analisar a sua acessibilidade aos serviços de transporte público da AML, nomeadamente os principais constrangimentos enfrentados e boas práticas existentes, de forma a melhor propor medidas e ações de mobilidade que tornem o sistema mais inclusivo e universal.

Porque este conhecimento é fundamental para que operadores de transporte, gestores de infraestruturas e entidades com responsabilidades no sistema de acessibilidade e transportes e na gestão do espaço público possam intervir, solicitamos o preenchimento do questionário e a sua divulgação. Por uma mobilidade mais ágil, para todos!