App navegante® distinguida como Produto do Ano 2025 – Transportes Metropolitanos de Lisboa

App navegante® distinguida como Produto do Ano 2025

A App navegante® foi recentemente distinguida com o prémio Produto do Ano 2025, um reconhecimento que reflete a excelência, inovação e impacto positivo da aplicação na vida dos utilizadores. Este Reconhecimento, baseado na avaliação direta de consumidores, consolida a App como uma solução essencial para a mobilidade, destacando-se pela sua utilidade, eficiência e compromisso com a modernização dos serviços.

Desde o seu lançamento, em junho de 2024, a App navegante® tem registado um crescimento notável. Em apenas nove meses, foram realizadas mais de 300 mil instalações e 300 mil carregamentos de passes. No mês de outubro, mais de 75 mil utilizadores confiaram na aplicação para garantir a sua mobilidade, demonstrando a sua relevância no quotidiano dos cidadãos.

Crescimento e Impacto

A App navegante® tem apresentado um crescimento consistente, impulsionado por estratégias de comunicação eficazes e campanhas direcionadas:

  • Crescimento de 164% de carregamentos (gratuitos e pagos) em julho, impulsionado pelo impacto da comunicação no lançamento.
  • Aumento sustentado de carregamentos (gratuitos e pagos) em agosto (22%) e setembro (77%), impulsionado pela campanha dos ‘filmes nomeados’ que reduziu filas de espera e facilitou o carregamento de títulos gratuitos para os jovens.
  • Em novembro e face a outubro, o reforço de comunicação na estratégia de comunicação focada nos utilizadores acima dos 23 anos de idade que resultou no crescimento de 159% apenas no segmento dos títulos pagos.

Atualmente, a App navegante® representa 21% de todos os carregamentos realizados através dos canais navegante®, geridos pela Transportes Metropolitanos de Lisboa, que incluem caixas Multibanco, Espaços navegante®, agentes Payshop, App navegante® Empresas e Pontos navegante®. Este desempenho reforça o papel da digitalização na modernização dos serviços e na melhoria da experiência do utilizador.

Reconhecimento pelos Consumidores

O prémio Produto do Ano foi atribuído com base numa avaliação realizada junto de uma amostra representativa de 19.650 consumidores entre os 18 e os 64 anos, entre novembro e dezembro de 2024, que revela as tendências e prioridades dos consumidores portugueses para 2025. A App navegante® foi avaliada segundo os seguintes critérios:

  • Atratividade: 7,5
  • Inovação percebida pelo consumidor: 7,8
  • Intenção de compra: 7,4
  • Expectativa em relação ao produto: 8,4
  • Satisfação com o produto: 8,46

Fatores de Destaque

Os principais motivos que levaram os consumidores a recomendar a App navegante® foram:

  • Benefícios e utilidade (26%)
  • Eficácia e correspondência com as expectativas (15%)
  • Inovação (14%)
  • Sustentabilidade (11%)
  • Informações adequadas (11%)
  • Outros fatores, como qualidade, reputação da marca e experiências anteriores positivas (23%)

Este prémio é um testemunho do impacto positivo que a App navegante® tem tido na mobilidade e na experiência e conveniência dos utilizadores. A Transportes Metropolitanos de Lisboa continuará a inovar e a melhorar a experiência de utilização da App navegante® simplificando e agilizando cada vez mais o acesso à mobilidade.