Programa de Formação Interna – Transportes Metropolitanos de Lisboa

Programa de Formação Interna

A TML inclui no seu Plano de Formação a temática específica relativa ao Regime Geral de Prevenção da Corrupção, dirigida aos respetivos dirigentes e trabalhadores, tendo elaborado um Programa de Formação Interna sobre a matéria de prevenção da corrupção, no qual está prevista a realização anualmente de várias sessões formativas, preferencialmente em formato e-learning, para que os dirigentes e trabalhadores(as) da empresa conheçam e compreendam as políticas e procedimentos de prevenção da corrupção e infrações conexas implementados.

Sem prejuízo de o programa formativo incluir um conteúdo mais genérico, de base, que inclui os instrumentos em vigor na TML, que compõem o Programa de Cumprimento Normativo, haverá também conteúdos específicos, tendo em conta o perfil hierárquico dos destinatários e as diferentes áreas funcionais dos departamentos integrantes da empresa, consoante a sua organização interna. Prevê-se ainda que a dinamização das sessões engobe uma parte teórica, que versa sobre as componentes comportamental e normativa, e uma parte prática, que inclui a componente de trabalho e reflexão em grupo. 

O Programa instituído não prejudica a realização de outras formações, de caráter externo, sobre a temática de compliance para prevenção da corrupção, podendo ainda ser efetuadas periodicamente divulgações internas sobre estas temáticas para maior sensibilização dos(as) trabalhadores(as).

Noticias da TML

A assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal de Almada, o Metropolitano de Lisboa e a Transportes Metropolitano de Lisboa (TML), no dia 15 de julho, assegura a elaboração do projeto de expansão do Metro Sul do Tejo até à Costa da Caparica e Trafaria, passando por Santo António e São João.

Este protocolo, segundo Faustino Gomes, presidente do Conselho de Administração da TML, pressupõe a parceria entre entidades que detêm as valências necessárias: “Se a Câmara Municipal de Almada nos traz o conhecimento profundo do território e seu ordenamento e o sentimento das populações, o Metropolitano de Lisboa traz o conhecimento especializado em tecnologia e projeto, e a Área Metropolitana de Lisboa (em que a TML é o seu braço operacional) traz a visão do que é melhor para uma estratégia metropolitana, de conjunto, e não somente a soma das partes”.

O novo traçado, proposta pela Câmara Municipal de Almada, é um passo significativo na melhoria do transporte público, oferecendo uma alternativa rápida, eficiente e ecológica aos habitantes e visitantes destas zonas costeiras. Este novo troço, que acrescentará mais cerca de 6,6 quilómetros à atual rede, e que permitira uma ligação direta ao transporte fluvial, visa reduzir a dependência do transporte individual, respondendo assim ao compromisso de Portugal de atingir a neutralidade carbónica em 2050.

Relativamente à redução do tráfego rodoviário, espera-se uma diminuição significativa do tráfego automóvel nas principais vias de acesso à Costa da Caparica e Trafaria, contribuindo para um ambiente mais limpo e menos congestionado. O projeto vai proporcionar um acesso mais fácil e rápido às praias da Costa da Caparica, beneficiando residentes, turistas e promovendo o turismo local. Este novo troço, que passará a servir também as zonas habitacionais de Stº António e São João, será também um incentivo ao desenvolvimento económico da região, atraindo novos negócios e oportunidades de emprego.

Metro de Lisboa vai iniciar de imediato os estudos técnicos

O protocolo de colaboração tem por objeto definir os termos e condições de cooperação a estabelecer entre as partes tendo em vista o estudo, planeamento e concretização do projeto de extensão do Metro Sul do Tejo, designadamente no que se refere ao seu objeto, custos, faseamento e definição do traçado.

No âmbito do protocolo cabe ao Metropolitano de Lisboa a Gestão do Projeto, estabelecendo e assegurando a colaboração entre as partes; desenvolver e/ou promover o relatório de diagnóstico; fazer a avaliação da viabilidade técnica-económica do traçado de referência e a realização de serviços de cartografia e de topografia, entre outros.

A Câmara Municipal de Almada ficará responsável por estabelecer as condições de inserção urbana do novo traçador, no território sob sua tutela administrativa, particularmente de harmonização com as áreas urbanas abrangidas pelo novo troço.

À TML caberá assegurar a articulação e gestão do projeto de expansão do Metro Sul do Tejo até à Costa de Caparica, abrangendo os estudos sobre tráfego e procura, bem como a harmonização das opções de transporte público com os demais modos de transporte e tarifário no contexto da área metropolitana de Lisboa. Esta iniciativa visa garantir infraestruturas de conectividade regional, potenciando a máxima eficiência e eficácia do serviço público de transporte de passageiros no seu conjunto.

Este passo pode bem ser, segundo Faustino Gomes, “a evolução necessária para trazer ao Arco Ribeirinho Sul um novo fôlego e representar uma grande evolução para a mobilidade nesta margem, mas também numa lógica de uma região metropolitana bem articulada, em que o rio une e os territórios se desenvolvem de forma equitativa, contribuindo os transportes para essa coesão.”

No Prémio Nacional de Sustentabilidade, os projetos e iniciativas da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) “navegante@” e a campanha de comunicação  “Elogio do Carro”, foram reconhecidos, respetivamente com um primeiro prémio na categoria “Mobilidade Sustentável” e com uma menção honrosa na categoria “Comunicação de Sustentabilidade”.

O Prémio Nacional de Sustentabilidade, promovido pelo Jornal de Negócios com o apoio da Deloitte e o alto patrocínio da Presidência da República, premeia projetos com foco e evidências na implementação e no investimento realizados para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e dos compromissos expressos no Pacto Ecológico Europeu e baseados no seu desempenho ambiental, social e de governação (ESG), em foco na Agenda 2030, das Nações Unidas.

Integração, simplificação e redução tarifária, alargamento geográfico a toda a área metropolitana de Lisboa e agilização de processos, linguagem e serviços foram alguns dos investimentos em sustentabilidade trazidos pelo sistema navegante® que continua diariamente a inovar na iniciativa de pavimentar o caminho para a mobilidade verde, equitativa, inclusiva e acessível para toda a amL, e que lhe permitiram ser reconhecido como melhor iniciativa na categoria “Mobilidade Sustentável” do Prémio Nacional de Sustentabilidade.

Os dados mais recentemente consolidados revelam que em janeiro de 2024 foram vendidos mais de 858 mil passes navegante, tendo sido transportados mais de 44,3 milhões de passageiros com passe navegante®, representando um crescimento de +20% de passes navegante® carregados face a janeiro do ano anterior, valores que apontam para um crescimento de um comportamento cada vez mais sustentável nas opções de mobilidade das pessoas.

Também a campanha de comunicação “Elogio do Carro”, levada a cabo pela TML foi reconhecida com menção honrosa como bom exemplo enquanto “Comunicação de Sustentabilidade”.

Esta foi mais uma campanha de comunicação navegante®, de âmbito metropolitano, criada com o objetivo de incentivar e promover a utilização dos transportes públicos, desta feita com forte presença nas televisões e rádios. Trouxe uma abordagem inovadora, provocadora, irónica e bem-humorada, que desafiou perceções arraigadas sobre a utilização do carro, evidenciando como se diferem da realidade.

A campanha teceu falsas “declarações de amor” ao automóvel que muito cedo se transformavam em confissões desiludidas, recordando que existem outras opções para nos movermos nas cidades, muitas vezes mais práticas e menos stressantes.
A campanha foi lançada em duas versões, uma destinada a todas as pessoas que viajam em automóvel e numa segunda vertente, comunicada para o passageiro que utiliza os transportes públicos, recordando-o que a melhor opção de viagem é a sua e elogiando-o pela decisão tomada e reforçando as vantagens assim obtidas.

A campanha inovou ao utilizar mensagens contraditórias às normas da publicidade automóvel, apresentando situações como multas, carros bloqueados e filas intermináveis, desafiando a ideia convencional de que o carro é sempre a opção mais conveniente. Essa estratégia inovadora, combinada com o humor e a adaptabilidade a diferentes meios e contextos, permitiu uma comunicação impactante e memorável, incentivando a reflexão e mudança de comportamento em relação à mobilidade urbana.

O navegante®, pela sua abordagem de proximidade às pessoas continuará a comunicar e a promover a mobilidade enquanto direito e como elemento fundamental para a promoção da sustentabilidade ambiental.

No âmbito da partilha de experiências com outras autoridades de transportes, decorrente da integração da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) na European Metropolitan Transports Authorities (EMTA), a TML acolhe, nos dias 7 e 8 de maio, a Delegação da Autoridade de Transportes de Sofia (SUMC).

Trata-se de uma “visita de estudo”, segundo palavras de Metodi Avramov, o Diretor de Estratégia, Inovação e Projetos Internacionais do SUMC. A comitiva de seis elementos (quatro representantes da Autoridade de Transportes Sofia Urban Mobility Centre (SUMC), incluindo o seu CEO, e dois representantes de Sofia, capital da Bulgária, incluindo o seu Diretor de Transportes).

O plano da visita procura responder ao interesse demonstrado pela SUMC em conhecer o sistema de bilhética da TML, os novos produtos lançados, a interação e integração com os diferentes municípios, assim como as futuras evoluções, para além de outros temas como dados de recuperação pós-covid, ferramentas para otimização e gestão de horários dos transportes públicos, reforço nas zonas de baixa emissão, soluções de estacionamento e de infraestruturas de transportes.

O programa de dois dias, prevê a receção e enquadramento pela Administração da TML, a interação com dois departamentos da TML, nomeadamente com Gestão de Contratos e Sistemas Tecnológicos (ITS), bem como a visita à EMEL, que amavelmente acedeu ao pedido da TML para partilhar a sua experiência com a comitiva búlgara.