Projeto: | UPPER |
Objetivo: | O projeto UPPER, associado à Missão “100 Cidades com Impacto Neutro no Clima e Inteligentes até 2030”, da Comissão Europeia, visa a demonstração de uma série de medidas com o objetivo de aumentar a utilização dos transportes públicos e a satisfação dos utilizadores. O projecto pretende desencadear mudança comportamental e promover transporte públicos seguros, eficientes, inclusivos, limpos, confiáveis, atraentes e acessíveis e que não deixem ninguém para trás. |
Parceiros: | TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, UITP (líder), ETRA, FIT, TML, CML, Carris, RUPPRECHT, LEUVEN, KU LEUVEN, POLIS, ICLEI, EIT UM, EUROCITIES, EMTA, ECF, EPF, IFP, Redlab, PTV, Instant System, Ruter As, Statens Vegvesen, IPR, Ile de France Mobilités, Versailles, IFPEN, NextMove, BKK, Rome, Roma Servizi Mobilita, Factual, Valencia, Versailles Grand Parc, Hannover, Hamburg, Oslo, Mannheim, entre outros, num total de 41 parceiros |
Orçamento total: | 20M€ (taxa de co-financiamento de 70%) |
Programa: | Horizonte Europa |
Duração: | Data de início | 01-03-2023 Data de conclusão | 30-12-2026 |
Site: | https://www.upperprojecteu.eu/ |
Month: February 2022
Quatro anos de “poupança significativa” com o navegante®
Há quatro anos no bolso de quem, diária ou esporadicamente, circula em qualquer um dos transportes públicos da área metropolitana de Lisboa, o navegante® reuniu autarcas, governantes, operadores e autoridades de transporte em Sesimbra, numa iniciativa pública que vincou o papel do título de transporte no dia-a-dia das famílias e do país.
Determinante para assegurar o direito das populações à mobilidade, o tarifário que resultou do empenho e partilha de competências entre o estado central e os municípios da amL reforçou os compromissos com o futuro nos mesmos termos da sua criação.
“Para vencer o desafio da descarbonização temos de continuar o caminho que se iniciou em 2019 e apostar nos transportes coletivos”, fez questão de sublinhar o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, numa perspetiva virada para a “importância que a mobilidade tem para atingir os objetivos coletivos” do país em relação às metas ambientais estabelecidas para as próximas décadas.
“Redução de 400 euros por mês”
Antes, quer o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, quer o Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, destacaram os impactos da entrada em vigor do navegante® para milhares de famílias, na iniciativa que teve lugar no Cineteatro Municipal João Mota.
Só em Sesimbra, a “redução de quase 400 euros por mês, no caso das famílias com três elementos” eleva o título de transporte a “medida com maior amplitude económica dos últimos anos no seio dos agregados familiares”, contabilizou o autarca e anfitrião da iniciativa que vincou as vantagens económicas e ambientais do navegante®.
O título de transporte da amL que o presidente da Área Metropolitana de Porto (AMP), Eduardo Vítor Rodrigues considerou um “verdadeiro exemplo” e que constitui um “motivo reforçado de confiança” para presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Carla Tavares.
“Mudar a perceção” com o navegante®
De resto, com “97% das vendas face ao mesmo período de 2019”, o navegante® continua a afirmar-se como um aliado das famílias e da mobilidade urbana, segundo os dados apresentados pelo presidente e o vogal do Conselho de Administração da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), Faustino Gomes e Rui Lopo.
Sensivelmente quatro meses depois do arranque de 2023 e da decisão que manteve inalterados os preços a cobrar pelos navegante municipal (30 euros) e metropolitanos (40 euros) – “essencial para assegurar o direito das populações ao transporte”, segundo o primeiro-secretário da Área Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto Carvalho – a TML prepara-se para lançar uma nova campanha de consciencialização e apelo ao uso dos transportes públicos em detrimento do transporte individual.
O mote é “mudar a perceção” e mostrar que “o transporte público existe e tem muitas vantagens além do carro.” Criada para “desmistificar as vantagens do principal adversário dos transportes públicos”, a campanha que terá presença na televisão, rádio, imprensa e meios digitais pretende ainda contribuir para acelerar o compromisso coletivo com o planeta e uma mobilidade cada vez mais sustentável.
“A comunicação em torno do transporte individual raramente partilha aspectos menos bons e temos de ser capaz de mudar”, sintetizou o presidente do Conselho de Administração da TML.
navegante® escola, agora em todos os graus de ensino
De agora em diante, todos os alunos que frequentem o 1º, 2º, 3º ciclos ou um dos três anos do ensino secundário em estabelecimentos de ensino de Lisboa podem deslocar-se em qualquer um dos meios de transporte que circulam na área metropolitana de Lisboa com o cartão navegante® escola emitido a custo zero. Continua ser necessário realizar o carregamento mensal do cartão navegante®.
Uma medida da Câmara Municipal de Lisboa tornada possível pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) com o intuito de estimular a utilização dos serviços públicos de transporte, numa altura em que o planeta se vê a braços com uma crise climática e as instituições europeias colocaram a mobilidade urbana no centro das preocupações dos estados membros.
Reduzir o congestionamento automóvel afeto às escolas e promover a autonomia dos mais novos nas suas deslocações diárias também estão no horizonte da medida que vem facilitar o acesso dos alunos ao transporte público.
Na prática, desde que apresentem um comprovativo de frequência em qualquer um dos anos escolares de frequência obrigatória, num estabelecimento de ensino público ou privado, e da residência no concelho de Lisboa, todos os estudantes passam a poder requerer um cartão navegante® escola com todos os benefícios que lhe estão associados.
Atribuída por grau de ensino e não por idade, a gratuidade deste cartão personalizado pode ser atribuída a estudantes maiores de idade, desde que a prova da matrícula e frequência sejam apresentadas.
Para solicitar a emissão do navegante® escola, também é necessária uma fotografia tipo-passe.
O cartão navegante® escola oferece também acesso gratuito aos monumentos e museus da EGEAC. Agora, em todos os graus de ensino.
Recent Comments