Month: February 2022

CP e Fertagus: Greve de quatro dias com serviços mínimos

Com a previsão de fortes perturbações na circulação ferroviária em todo o país, os trabalhadores da Comboios de Portugal (CP) iniciaram esta segunda-feira, 27 de fevereiro, uma paralisação de quatro dias, a terminar a 2 de março.

Praticamente em simultâneo, decorrerá a greve dos trabalhadores das Infraestruturas de Portugal (IP), a afectar diretamente a circulação dos comboios operados pela Fertagus, entre 28 de fevereiro e 2 de março.

De qualquer forma, foram decretados serviços mínimos na ordem dos 25% do total da operação em ambos os casos.

Tanto o site da CP como o da Fertagus disponibilizam toda a informação sobre os serviços a realizar esta semana.

Viajar de transporte público em território nacional vai ser futuramente mais fácil!

TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa une-se aos TIP e ao IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes para iniciar um projeto de cooperação com o objetivo de criar uma plataforma de abrangência nacional promotora da bilhética intermodal. Um projeto que visa a partilha de recursos, conhecimento e desenvolvimentos já realizados nesta área.
A plataforma 1Bilhete.pt pretende promover a utilização de cartões e bilhetes nas diferentes áreas metropolitanas e integrar serviços de mobilidade, possibilitando a um passageiro adquirir ou validar títulos de transporte de outros sistemas sem necessitar de adquirir um novo cartão, preservando a sustentabilidade.

Dia Mundial das Zonas Húmidas: vá de navegante e brinde ao planeta Terra

Neste dia 2 de fevereiro, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) volta a assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas, convidando os habitantes da área metropolitana de Lisboa (amL) a visitá-las de transportes públicos, preservando o habitat natural das mais variadas espécies animais e vegetais.

Mais do que as reservas naturais dos estuários do Tejo e do Sado, a amL convive e abriga a biodiversidade que caracteriza, entre vasas e charcos, as paisagens da Lagoa de Albufeira, dos sapais de Coina ou das marinhas de sal que ainda subsistem nos recônditos de Alcochete ou Moita. Moinhos de vento e de maré preenchem as paisagens das zonas ribeirinhas, tanto na margem norte como na margem sul.

A boa notícia é que qualquer um destes locais de interesse está à distância de uma viagem nos autocarros, barcos ou comboios incluídos nas rotas do navegante® metropolitano.

Todos os transportes. 18 municípios, apenas por 40 euros por mês. Também em 2023.