Oeiras recebeu a última Assembleia Participativa do PMMUS – Transportes Metropolitanos de Lisboa

Oeiras recebeu a última Assembleia Participativa do PMMUS

O ciclo de Assembleias Participativas encerrou da melhor forma. A última sessão gerou muito debate e discussão, a razão de ser destes encontros do Plano Metropolitano da Mobilidade Urbana Sustentável (PMMUS).

A última sessão de participação pública do PMMUS aconteceu no sábado, 22 de fevereiro, numa sala do Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, em Oeiras. Ao local acorreram 20 participantes, cidadãos e cidadãs voluntários/as, e selecionados/as por sorteio estratificado, dos municípios de Oeiras, Cascais, Sintra e Amadora.

Tal como nas quatro sessões anteriores, realizadas em Loures, no Seixal, em Setúbal e em Lisboa, todos puderam participar em todos os temas a discussão. Melhor transporte público, mais sustentabilidade, mais acessibilidade, mais coesão metropolitana e mais inovação tecnológica foram os temas colocados em cima das três mesas, pelas quais todos os participantes circularam e puderam deixar sugestões. Entre as ideias anotadas em post its e discutidas por todos, contaram-se, por exemplo: otimizar os horários dos transportes consoante as necessidades, criar uma rede intermunicipal segura para meios suaves, melhorar o espaço público, criar bilhetes ocasionais únicos, fornecer informação em tempo real nas interfaces e nos transportes.

No final, houve que encontrar consenso para resumir a quinze as ideias desta sessão, que irão ser ponderadas no plano que tem o horizonte temporal de 2030-2035.

As quinze sugestões propostas em Oeiras vão juntar-se às restantes, e serão incluídas num relatório que muito em breve teremos oportunidade de partilhar.