A circular nos municípios da margem norte do tejo desde dia 1 de janeiro, a Carris Metropolitana opera em pleno nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, trazendo um novo paradigma de mobilidade.
Num esforço que só se considerará satisfeito quando o transporte público for opção primeira para assegurar a mobilidade na área geográfica mais movimentada do país, a Carris Metropolitana predispõe-se a fundir, uniformizar e simplificar a operação rodoviária numa área urbana com cerca de 3 mil km2. Depois de Almada, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Palmela, Moita, Barreiro Montijo e Alcochete, os municípios da margem norte, os autocarros amarelos chegam à Amadora, Sintra, Oeiras, Cascais, Lisboa, Loures, Odivelas, Vila Franca de Xira e Mafra neste primeiro dia de janeiro.
Contas feitas, e para já, conta mais de 20 mil horários / circulações num dia útil (mais 20% do que os horários do serviço anterior à Carris Metropolitana), que representam 30% de aumento no número de quilómetros em operação, mais de 700 linhas (das quais 13% são linhas novas), aproximadamente 12 mil paragens de autocarro, executados por 1575 viaturas das quais cerca de 70% novas (uma idade média da frota inferior a 1 ano), correspondente a aproximadamente 250 milhões de euros de investimento em frota, e conduzida por um total aproximado de três mil motoristas.
Assegurada no terreno pelos operadores que venceram o concurso público internacional para cada uma das quatro áreas geográficas, a operação da Carris Metropolitana garante o acompanhamento e fiscalização do cumprimento dos níveis de serviço definidos em contrato que será prestado por estas empresas. A saber, na margem norte do Tejo a Viação Alvorada e Rodoviária de Lisboa e na margem sul do Tejo TST – Transportes do Sul do Tejo e ALSA Todi.
A Carris Metropolitana salienta que a expansão da operação rodoviária aos municípios do norte, trará alterações, que por mais pequenas que sejam, causarão impactos nos hábitos quotidianos dos utilizadores, estando definidos os mecanismos de acompanhamento que garantem a gradual correção dos aspetos operacionais e a correta informação ao público.
Sobre a Carris Metropolitana: A Carris Metropolitana é uma iniciativa dos 18 municípios da AML – Área Metropolitana de Lisboa, que concretizaram a obrigatoriedade legal de se concursar e contratar as redes de serviços rodoviários, e que, através da empresa Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) implementam este projeto de grande dimensão que visa fundir a operação rodoviária de toda a amL numa mesma imagem, numa mesma marca, num mesmo nível de serviço, focado no serviço às populações, com um elevado grau de complexidade tecnológica e operacional, neste caso, sobretudo pela dimensão geográfica e populacional, reduzindo a idade média da frota em operação, introduzindo melhorias na performance ambiental nas viaturas, prestando mais e melhor informação ao público que é também uniformizada e simplificada à escala metropolitana, e aumentando o número de horários e frequências até cerca de 40% acima do que era praticado antes da entrada em funcionamento. A Carris Metropolitana pretende contribuir para a equidade social e territorial na amL, fomentando a adoção de comportamentos sustentáveis. A Carris Metropolitana opera as redes municipais para 15 dos 18 municípios (Barreiro, Cascais e Lisboa mantêm as operações locais) e a totalidade da operação intermunicipal dos 18 municípios.