Consultar linhas e paragens é agora mais fácil e imediato, já que os passageiros têm novas oportunidades de consulta de informação para uma viagem informada no transporte público.
Foi assinado o protocolo de parceria entre a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) que gere a Carris Metropolitana e a Moovit, uma empresa Intel, que gere a aplicação móvel reconhecida internacionalmente como fornecedora de soluções de mobilidade urbana (MaaS). A Moovit é parceira de mobilidade para a Carris Metropolitana e permite aceder através da sua aplicação móvel à informação atualizada sobre linhas e paragens, possibilitando o planeamento da viagem.
Mesmo a tempo do regresso às aulas, a aplicação iOS, Android e Web da Moovit já está disponível gratuitamente para os quase 3 milhões de residentes que vivem e se deslocam diariamente na área metropolitana de Lisboa. A Moovit combina informações oficiais da Carris Metropolitana e informações de crowdsourcing para calcular a melhor rota para cada viagem com opções de mobilidade urbana como autocarro, comboio, metro, barco, bicicleta, trotinete e sistemas de boleias.
A operação da Carris Metropolitana lançada em junho na margem sul da área metropolitana de Lisboa abrange 9 municípios. Em janeiro de 2023 este número subirá para 18. ‘É a maior operação rodoviária criada em Portugal e a informação dos passageiros é vital para as suas deslocações diárias’, disse Rui Lopo, Administrador da TML.
Esta nova parceria possibilita o acesso à informação de forma fácil aos cerca de 80 mil utilizadores diários da Carris Metropolitana. A Moovit já integrou 260 linhas e 4.290 paragens de autocarros da Carris Metropolitana na aplicação, que serão incrementados com o aumento de oferta previsto e com a expansão da rede à margem norte.
Os utilizadores da Moovit têm informações de programação mais atualizadas para que saibam exatamente a hora de chegada do seu modo de transporte, um recurso de direções com alertas de desembarque para fornecer orientação passo a passo para toda a viagem e alertas de serviço para que possam evitar interrupções nas linhas habituais e planear a sua viagem tendo acesso a essa informação adicional. Em paralelo, podem beneficiar de uma experiência de mobilidade inteligente e personalizada com novos recursos que preveem informações de viagem e rotas que são mais vitais para um determinado utilizador, assim que este entre na aplicação.
‘A TML está a trabalhar para fornecer toda a informação necessária ao bom funcionamento da Carris Metropolitana, e a parceria com a Moovit é um passo na divulgação de informação aos passageiros numa base multiplataforma. A informação da Carris Metropolitana deve chegar a todos os passageiros da área metropolitana de Lisboa, devendo num futuro próximo poder escolher as aplicações que melhor se adaptam às suas necessidades’, disse Faustino Gomes, Presidente da TML.
Em homenagem à parceria com a TML, o VP Marketing da Moovit veio a Portugal para assinalar a assinatura desta parceria.
“À medida que a Moovit expande a sua cobertura no mercado português, esperamos uma relação duradoura com a Carris Metropolitana”, disse Yovav Meydad, VP Marketing da Moovit. “A nossa missão partilhada é melhorar a mobilidade urbana para todos e reduzir o congestionamento, e estamos entusiasmados com a possibilidade de estender o nosso serviço ainda a mais pessoas.”
A Moovit orientou mais de 1,4 bilhão de usuários em todo o mundo desde sua criação e está disponível em 3.500 cidades em 112 países.