A App navegante® foi recentemente distinguida com o prémio Produto do Ano 2025, um reconhecimento que reflete a excelência, inovação e impacto positivo da aplicação na vida dos utilizadores. Este Reconhecimento, baseado na avaliação direta de consumidores, consolida a App como uma solução essencial para a mobilidade, destacando-se pela sua utilidade, eficiência e compromisso com a modernização dos serviços.
Desde o seu lançamento, em junho de 2024, a App navegante® tem registado um crescimento notável. Em apenas nove meses, foram realizadas mais de 300 mil instalações e 300 mil carregamentos de passes. No mês de outubro, mais de 75 mil utilizadores confiaram na aplicação para garantir a sua mobilidade, demonstrando a sua relevância no quotidiano dos cidadãos.
Crescimento e Impacto
A App navegante® tem apresentado um crescimento consistente, impulsionado por estratégias de comunicação eficazes e campanhas direcionadas:
- Crescimento de 164% de carregamentos (gratuitos e pagos) em julho, impulsionado pelo impacto da comunicação no lançamento.
- Aumento sustentado de carregamentos (gratuitos e pagos) em agosto (22%) e setembro (77%), impulsionado pela campanha dos ‘filmes nomeados’ que reduziu filas de espera e facilitou o carregamento de títulos gratuitos para os jovens.
- Em novembro e face a outubro, o reforço de comunicação na estratégia de comunicação focada nos utilizadores acima dos 23 anos de idade que resultou no crescimento de 159% apenas no segmento dos títulos pagos.
Atualmente, a App navegante® representa 21% de todos os carregamentos realizados através dos canais navegante®, geridos pela Transportes Metropolitanos de Lisboa, que incluem caixas Multibanco, Espaços navegante®, agentes Payshop, App navegante® Empresas e Pontos navegante®. Este desempenho reforça o papel da digitalização na modernização dos serviços e na melhoria da experiência do utilizador.
Reconhecimento pelos Consumidores
O prémio Produto do Ano foi atribuído com base numa avaliação realizada junto de uma amostra representativa de 19.650 consumidores entre os 18 e os 64 anos, entre novembro e dezembro de 2024, que revela as tendências e prioridades dos consumidores portugueses para 2025. A App navegante® foi avaliada segundo os seguintes critérios:
- Atratividade: 7,5
- Inovação percebida pelo consumidor: 7,8
- Intenção de compra: 7,4
- Expectativa em relação ao produto: 8,4
- Satisfação com o produto: 8,46
Fatores de Destaque
Os principais motivos que levaram os consumidores a recomendar a App navegante® foram:
- Benefícios e utilidade (26%)
- Eficácia e correspondência com as expectativas (15%)
- Inovação (14%)
- Sustentabilidade (11%)
- Informações adequadas (11%)
- Outros fatores, como qualidade, reputação da marca e experiências anteriores positivas (23%)
Este prémio é um testemunho do impacto positivo que a App navegante® tem tido na mobilidade e na experiência e conveniência dos utilizadores. A Transportes Metropolitanos de Lisboa continuará a inovar e a melhorar a experiência de utilização da App navegante® simplificando e agilizando cada vez mais o acesso à mobilidade.