Mês: Fevereiro 2022

Passes navegante® não aumentam o preço em 2025

Pelo quinto ano consecutivo, a TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa anuncia que não haverá aumentos de preço nos passes navegante®, mantendo assim os valores desde a data da sua criação, em 2019.

O mesmo sucederá com o tarifário dos bilhetes ocasionais da Carris Metropolitana e com o complemento inter-regional do passe navegante®. O restante tarifário será definido pelos respetivos operadores de transporte até à data limite de 15 de dezembro.

A decisão da manutenção dos tarifários navegante® foi tomada hoje, dia 29 de novembro, pelo Conselho Metropolitano de Lisboa, composto pelos 18 autarcas da área metropolitana de Lisboa.

Os municípios da área metropolitana de Lisboa assumem assim a responsabilidade de internalizar estes custos, para não sobrecarregar os utilizadores dos transportes.

Recordamos aqui o tarifário navegante®.

Notícia de última hora: a gratuitidade jovem já é para todos até aos 23 anos!

Todos os jovens até aos 23 anos, sejam estudantes ou não, podem ativar e carregar o passe gratuito já hoje na App navegante® que lhes permitirá viajar a partir do dia 1 de dezembro, evitando filas ou deslocações desnecessárias às lojas.

A gratuitidade do passe para jovens estudantes é alargada para todos os indivíduos até aos 23 anos. A medida de incentivo ao uso do transporte público enquadra-se nos compromissos assumidos por Portugal no âmbito da descarbonização e da redução das emissões de gases com efeito de estufa para mitigar as alterações climáticas.

Apoio aos jovens para acesso à gratuitidade

Saiba mais sobre como ativar e carregar o passe gratuito já hoje na App navegante® aqui.

Caso existam dúvidas sobre o processo, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) disponibiliza uma linha de apoio exclusiva para a Gratuitidade Jovem, acessível através do número 218 206 050.

Acesso ao transporte é mais fácil com a App navegante®

Lançada este ano, a App navegante® revoluciona o acesso ao transporte público ao disponibilizar serviços essenciais para os utilizadores, tornando a experiência mais prática e acessível. Entre as funcionalidades disponíveis estão:

  • Ativar a Gratuitidade Jovem, permitindo aceder e gravar no cartão navegante® o desconto de 100% que confere a gratuitidade jovem.
  • Carregar o cartão navegante®, com passes ou zapping.
  • Aceder ao carregamento prolongado do passe gratuito, permitindo aos jovens viajar durante um período mais alargado de tempo sem ter de carregar o passe todos os meses.
  • Pedir o cartão navegante® com entrega em casa, eliminando a necessidade de deslocações a pontos de atendimento.
  • Atualizar dados pessoais, facilitando a gestão das informações do utilizador.
  • Consultar informação útil sobre transportes

Com estas funcionalidades, a App navegante® reduz a necessidade de visitas aos espaços físicos de apoio ao passageiro e garante o acesso imediato à Gratuitidade Jovem.

Lisboa acolheu a 5ª reunião de consórcio do UPPER Project EU, projeto europeu para impulsionar a mobilidade sustentável

Nos dias 19 e 20 de novembro, Lisboa recebeu a Assembleia Geral do projeto europeu UPPER, um dos maiores projetos colaborativos com a missão de transformar o transporte público nas cidades europeias. A abrir a sessão deste profícuo encontro estiveram Faustino Gomes, presidente do Conselho de Administração da TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa; Maria Albuquerque, Vice-Presidente da CARRIS; e Fernando Rosa, chefe de divisão de Estudos e Planeamento da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa (CML).

A capital portuguesa, a mesma “por onde Pessoa caminhou, onde o sonho e a realidade se entrelaçam”, conforme apresentada no convite à participação, foi a anfitriã de uma reunião onde marcaram presença mais de 40 entidades parceiras de 10 cidades / regiões europeias – Valência, Roma, Île-de-France, Oslo, Mannheim, Lisboa, Leuven, Budapeste, Salónica, região de Hannover – interessadas em debater as estratégias que estão a ser implementadas nas suas cidades para tornar o transporte público mais limpo, eficiente e acessível.

Neste encontro, a TML teve a oportunidade de apresentar soluções inovadoras que está a desenvolver para melhorar a acessibilidade e a mobilidade das pessoas na área metropolitana de Lisboa, como a implementação da App navegante®, a integração do sistema de bicicletas Gira com o sistema navegante®, a emissão de bilhetes específicos para grandes eventos como as Jornadas Mundiais da Juventude, ou o desenvolvimento do Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável, com conclusão prevista para o verão de 2025.

Lisboa, como cidade anfitriã, ofereceu ainda aos parceiros do projeto a oportunidade de conhecer algumas das inovações em mobilidade sustentável que estão a moldar o futuro da cidade, como a nova frota de navios elétricos da Transtejo Soflusa ou a promoção dos modos ativos na comunidade escolar, através da ampliação da rede ciclável e da expansão do sistema municipal de bicicletas partilhadas. Já a CARRIS apresentou as suas abordagens inovadoras para melhorar a rede de autocarros e elétricos da cidade, com foco na sustentabilidade, no atendimento ao cliente e na promoção de um sistema de transporte público mais integrado e acessível.

No final destes dois dias de trabalho, a organização da Assembleia Geral sublinhou a importância de reuniões como esta: “Elas facilitam discussões aprofundadas, promovem a colaboração e garantem que permaneçamos alinhados com nossas metas e objetivos.” Ou seja, todos orientados no mesmo propósito de implementar soluções inovadoras e estratégias de descarbonização no transporte urbano, ajudando a transformar as cidades em líderes da mobilidade sustentável e da transição energética.

Faça parte da Assembleia Participativa para uma Mobilidade Sustentável na área metropolitana de Lisboa

Em fevereiro, os cidadãos da área metropolitana de Lisboa são chamados a dar o seu contributo na discussão das medidas a adotar para melhorar a mobilidade na amL até 2035. As inscrições para estas “Assembleias Participativas para uma Mobilidade Sustentável na amL” já abriram. Contamos consigo?

No início de 2025, todos os residentes da amL têm uma nova oportunidade de participar ativamente no desenvolvimento do futuro da mobilidade sustentável. As “Assembleias Participativas para uma Mobilidade Sustentável na amL” vão reunir cidadãos de toda a área metropolitana de Lisboa em cinco encontros presenciais, para cocriar medidas e ações que contribuam para uma mobilidade mais sustentável para todos.

As cinco assembleias

As sessões terão lugar em diversos municípios da amL e serão dirigidas a todas as pessoas desse município e de outros adjacentes:

Dia 8 de fevereiro: sessão em Loures, Biblioteca José Saramago, Sala Polivalente (dedicada aos cidadãos residentes em Loures, Odivelas, Mafra e Vila Franca de Xira)

Dia 9 de fevereiro: sessão no Seixal* (dedicada aos cidadãos residentes no Seixal, em Almada e Sesimbra)

Dia 15 de fevereiro: sessão em Setúbal, Mercado do Livramento, Auditório (dedicada aos cidadãos residentes em Setúbal, Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete e Palmela)

Dia 16 de fevereiro: sessão em Lisboa* (dedicada aos cidadãos residentes em Lisboa)

Dia 22 de fevereiro: sessão em Oeiras, Parque dos Poetas, Sala Camões (dedicada aos cidadãos residentes em Oeiras, Cascais, Sintra e Amadora)

*Sessões com locais ainda a definir


Como participar?

Podem inscrever-se todos os residentes dessas áreas geográficas com mais de 16 anos, interessados em debater e contribuir com ideias, experiências e propostas para a melhoria da mobilidade na área metropolitana de Lisboa.

As inscrições estão abertas até 13 de janeiro. A partir do dia 25 de janeiro, após a elaboração dos grupos de participantes, que se querem representativos da sociedade, os inscritos recebem a confirmação da sua participação. Para que não se comprometa esta amostragem e a realização bem-sucedida destas assembleias, pedimos aos participantes que avisem atempadamente em caso de desistência.

Inscrições aqui

26 de novembro, Dia Mundial do Transporte Sustentável

Na TML trabalhamos todos os dias para incentivar o uso do transporte público e promover a mobilidade sustentável. Juntamo-nos por isso à celebração do Dia Mundial do Transporte Sustentável.

Proclamado em 2023 pelas Nações Unidas, o Dia Mundial do Transporte Sustentável é uma efeméride recente e que reflete preocupações que não poderiam ser mais atuais, relacionadas com a erradicação da pobreza, a redução da desigualdade e o combate às alterações climáticas.

Neste dia de sensibilização, realçamos o papel que a TML tem procurado assumir enquanto agregadora de ideias e de debate sobre o tema da mobilidade sustentável – como aconteceu em abril último, aquando da organização das Jornadas navegante®, evento aberto ao público que reuniu Câmaras Municipais da amL, operadoras de transportes, CIMs de todo o país, Áreas Metropolitanas, entre outras entidades com esta área relacionadas – e os produtos que lançou ao longo de 2024 e que visam uma maior agilização da mobilidade urbana sustentável.

Falamos da App navegante®, aplicação pensada para facilitar e simplificar o acesso ao transporte público; mas também do navegante® Empresas, produto corporativo criado para simplificar a oferta do passe a trabalhadores e familiares das empresas; e ainda dos mais recentes site e App da Carris Metropolitana, a prometerem uma experiência digital mais intuitiva e prática para todos os utilizadores da operadora.

Hoje e sempre continuaremos o nosso caminho, o de pensar um futuro onde a mobilidade será acessível a todos e amiga do ambiente.