Mês: Fevereiro 2022

Assinada Declaração de Barcelona que vem destacar o papel das Autoridades de Transporte Público

A EMTA, associação que junta as autoridades de transporte metropolitanas da europa e da qual a Transportes Metropolitanos de Lisboa faz parte, celebrou os seus 25 anos e promoveu um encontro em Barcelona, numa conferência que para além da comemoração teve o propósito de eleger um novo Vice-Presidente, Faustino Gomes, Presidente da TML que passa a acumular funções enquanto VP da EMTA. Mas o acontecimento em destaque para esta celebração foi a assinatura da Declaração de Barcelona.

A Declaração de Barcelona vem destacar o papel especial das autoridades de transporte público na criação de uma mobilidade sustentável e descarbonizada na Europa.

A conferência contou com a participação de convidados da Comissão Europeia, POLIS, UITP e com os representantes eleitos das regiões EMTA que discutiram formas de alcançar objetivos políticos para o alcance de soluções de mobilidade sustentável que possam reforçar a mensagem da declaração.​

Nesta Declaração assinada no dia 27 de outubro de 2023, em Barcelona, os membros da EMTA declaram que:

  • São responsáveis por tornar o transporte público a melhor opção de escolha preferida para a maioria das viagens;
  • Apelar a compromissos claros e renovados em matéria de transportes públicos nas legislações nacionais e da EU;
  • Comprometer-se a continuar a integrar serviços locais e regionais em sistemas de transporte público metropolitano de alta qualidade;
  • Solicitar regulamentações diferenciadas que distingam a procura de viagens metropolitanas das viagens de longa distância;
  • Apelo a canais estruturais de colaboração com a EU;
  • Apelo a mandatos formais dos governos nacionais e europeus;
  • Solicitar subvenções para a descarbonização, incluindo a possibilidade de as áreas metropolitanas se candidatarem a fundos diretos com a UE numa escala que reflita a magnitude dos desafios em questão;

A declaração foi elaborada pelos 34 membros da EMTA e endossada pelos representantes políticos convidados para a conferência da EMTA que assinalou o 25º aniversário da organização:

  • Marco Gabusi, Região do Piemonte, Conselheiro Regional dos Transportes, Presidente da Assembleia da AMP
  • Grégoire de Lasteyrie, Região Ile-de-France, Vice-presidente da Ile-de-France Mobilités
  • Carla Tavares, Área Metropolitana de Lisboa, Presidente do Conselho Metropolitano
  • Anton Fendert, Região de Estocolmo, Presidente da Comissão de Transportes

Marco Gabusi, Grégoire de Lasteyrie, Carla Tavares, Dorthe Nøhr Pedersen, Anton Fendert e Laurent Probst, foram os signatários da Declaração EMTA Barcelona de 27 de outubro de 2023.

Transportes Metropolitanos de Lisboa no Conselho de Administração da EMTA

A EMTA tem uma nova representação no Conselho de Administração. Faustino Gomes, Presidente do CA da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) foi nomeado Vice-Presidente da EMTA.

Naquela que foi a 50ª Assembleia Geral que se realizou no passado dia 26 de outubro em Barcelona, os delegados das autoridades de transporte das maiores áreas metropolitanas europeias elegeram, para um mandato de dois anos, Katalin Walter, presidente da BKK (Budapesti Közlekedési Központ), como nova presidente da EMTA, Faustino Gomes Presidente da TML e Laurent Probst, presidente da Île-de-France Mobilités para a Vice-Presidencia e Laura Delgado-Hernandez, responsável pelos assuntos externos da CRTM (Madrid), como tesoureira.

A EMTA – European Metropolitan Transport Authorities é uma organização sem fins lucrativos criada em 1998 que reúne 34 autoridades de transporte de 21 grandes metrópoles europeias com o objetivo de partilha de informação, experiência e boas práticas em diversos campos: planeamento, integração e financiamento dos serviços de transporte público. Com os resultados deste intercâmbio de conhecimento, a EMTA pretende melhorar a mobilidade sustentável para os mais de 100 milhões de europeus que vivem nas áreas servidas pelos seus membros.

É com grande orgulho que vemos a TML reconhecida internacionalmente, pela sua dedicação, vasto conhecimento e experiência nos serviços de transporte público de âmbito metropolitano.

Membros do conselho da esquerda para a direita: Lukasz Franek – Alex Williams – Dorthe Nøhr Pedersen – Faustino Gomes (vice-president) – Katalin Walter (president-elect) – Laurent Probst (vice-president) – Mika Nykänen – Laura Delgado (treasurer) – Lluis Alegre


TML lança navegante® empresas

Está lançada a mais recente iniciativa de responsabilidade social e ambiental da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML).

Criado para simplificar a oferta do passe social a trabalhadores e familiares das empresas, o novo produto de assinatura navegante® pretende revolucionar a mobilidade urbana da amL, convocando a iniciativa privada a dar um passo na defesa do ambiente, garantindo o direito à mobilidade dos trabalhadores das empresas da amL com acesso ao passe navegante®.

O navegante® empresas chega agora para promover a mobilidade corporativa e alterar perceções, reduzir custos e poupar o ambiente.

Contribuir para a mobilidade sustentável, apoiar as métricas europeias de descarbonização das cidades e incentivar o uso dos transportes públicos é o triplo benefício associado à mais recente iniciativa da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML).

Partindo da premissa que a visão estratégica de promoção de uma mobilidade sustentável deve ser parte integrante das políticas de responsabilidade social das empresas, a TML apresenta, no âmbito do Portugal Smart Cities Summit, uma modalidade inédita para as cidades, trabalhadores e empresas.

Lado a lado com autarquias e entidades públicas e privadas nacionais e internacionais, a TML envolve-se no evento que, de ano para ano, tem debatido e implementado as estratégias mais sustentáveis para melhorar o dia a dia dos largos milhares de pessoas que vivem em grandes e médias metrópoles.  

Fomentar a mobilidade urbana sustentável através do uso de transportes públicos em detrimento do carro, apresentando um conjunto de soluções que promovam a qualidade, cobertura e a fiabilidade dos mesmos são temas em destaque no stand e nas palestras da TML.

Triplo benefício

As organizações que adiram ao navegante® empresas poderão, em sede de IRC, deduzir no lucro tributável 150% dos gastos suportados com a compra de passes para os seus trabalhadores e familiares, de acordo com a lei nº 24-D/2022.

Segundo Rui Lopo, administrador da TML, num “futuro próximo”, as empresas poderão ainda beneficiar de um serviço de consultadoria para desenvolver uma estratégia de mobilidade adaptada a cada caso. “Não queremos que apenas ofereçam o passe aos seus trabalhadores, queremos que fomentem no contexto empresarial interno a utilização dos transportes públicos, assumindo publicamente o seu compromisso com a mobilidade e a redução da pegada carbónica. E, portanto, queremos trabalhar diretamente com as empresas na criação dos seus planos de mobilidade e assim promover uma maior eficiência e fiabilidade”, concretizou Rui Lopo.

“Reduzir as emissões associadas às deslocações urbanas, operando uma transferência modal para a qual devemos envolver as empresas e as organizações, trazendo os seus trabalhadores e familiares para o transporte público, é algo que pretendemos e queremos concretizar com o navegante empresas”, sintetizou o administrador da TML, Rui Lopo, na apresentação pública do navegante® empresas que reuniu o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, autarcas e demais representantes do setor dos transportes da Área Metropolitana de Lisboa no arranque do Portugal Smart Cities Summit.

Alinhado com o cumprimento das imposições europeias em matéria ambiental, o navegante® empresas vem afirmar-se, simultaneamente, como um aliado da mobilidade urbana, colocando o transporte público no patamar de alternativa viável ao amplo desenvolvimento das cidades modernas.  “O nosso objetivo passa por repensar o funcionamento das cidades, ajudando também as empresas a cumprir um conjunto de metas e objetivos de sustentabilidade que têm de atingir”, reforçou Rui Lopo. 

“A mudança não se faz por decreto, faz-se mostrando que a alternativa é melhor do que a realidade que temos. Nesse sentido, o navegante empresas é uma forma estruturada de estimular um incentivo que a TML identificou com todo o mérito”, concretizou o Secretário de Estado da Mobilidade referindo-se ao benefício fiscal concedido às empresas que adiram à proposta da TML.

Na qualidade de Presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Carla Tavares, realçou que “apesar dos benefícios fiscais, há acima de tudo um grande desafio de cidadania por concretizar que é o de trazer as empresas para uma mobilidade mais sustentável que passa pela utilização do transporte público.” enfatizando ainda todo o envolvimento do governo, AML, TML e autarquias na implementação do navegante como resposta ao grande desafio de mobilidade que se impõe na área metropolitana de Lisboa.

Para aderir ao navegante® empresas, basta preencher o formulário disponível no site www.comportamentosustentavel.pt.

TML apresenta novas propostas de mobilidade no Portugal Smart Cities Summit 2023

Sinónimo e regulador da mobilidade urbana na área metropolitana de Lisboa (amL), a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) participa, entre 10 e 12 de outubro, no Portugal Smart Cities Summit, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, com novidades tanto no universo navegante como na operação rodoviária da Carris Metropolitana.

Lado a lado com autarquias, outras entidades públicas e privadas nacionais e internacionais, assim como instituições de Ensino Superior e Secundário, Ensino Académico e Científico, a TML envolve-se no evento que, de ano para ano, tem debatido e implementado as estratégias mais sustentáveis para melhorar o dia a dia dos largos milhares de pessoas que vivem em grandes e médias metrópoles.  

Fomentar a mobilidade urbana sustentável através do uso de transportes públicos em detrimento do carro, apresentando um conjunto de soluções que promovam a qualidade, cobertura e a fiabilidade dos mesmos, são temas em destaque no stand e nas palestras da TML   

Autocarros elétricos e painéis de informação ao público

Com menor impacto ambiental e representando já 5% da frota, a aposta nos autocarros elétricos ZhongTong vai estar em grande destaque no stand da Carris Metropolitana, entre 10 e 12 de outubro.

A par da descarbonização da frota, a marca que gere toda a circulação pública rodoviária da amL também apresentará os novos, e ambientalmente eficientes, Painéis de Informação ao Público (PIP), estando ainda prevista a participação em palestras informativas, no dia 11 de outubro, entre as 15h15 e as 16h.

 

TML – compromisso com a mobilidade sustentável

Sinónimo de comprometimento com o futuro, a participação da TML no Portugal Smart Cities Summit pretende dar visibilidade às boas práticas no que respeita ao desenvolvimento de soluções de mobilidade cada vez mais sustentáveis na amL.

A par das imposições europeias que visam a adoção de comportamentos que contribuam para a urgente descarbonização do continente, o trabalho desenvolvido pela TML é mais um passo em frente, rumo ao ideal das cidades inteligentes.

Nesta “oportunidade para refletir sobre o futuro da organização das cidades de todo o mundo”, eficiência, mobilidade, o uso mais correto das plataformas digitais e as opções sustentáveis justificam a presença da TML no evento da Fundação AIP.


Com todos os pormenores a ser divulgados durante o seu lançamento às 17h do dia 10 de outubro, o navegante empresas pretende revolucionar a mobilidade urbana da amL, convocando a iniciativa privada a dar um passo na defesa do ambiente, garantindo aos respetivos trabalhadores e famílias o acesso ao título de transporte da área metropolitana de Lisboa (amL).

Contribuir para a mobilidade sustentável, apoiar as métricas europeias de descarbonização das cidades e incentivar o uso dos transportes públicos é o triplo benefício associado à mais recente iniciativa da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML).

Partindo da premissa que a visão estratégica de promoção de uma mobilidade sustentável deve ser parte integrante das políticas de responsabilidade social das empresas, a TML apresenta, no âmbito do Portugal Smart Cities Summit, uma modalidade inédita para as cidades, trabalhadores e empresas.