Informamos que esta quarta-feira, 30 de novembro, estão previstas fortes perturbações na circulação de comboios em todo o país, entre as 00h e as 24h, devido à greve dos trabalhadores das Infraestruturas de Portugal.
No âmbito dos serviços mínimos decretados, a Fertagus prevê a realização de 25% da sua oferta normal.
O carro dos pais continua a ser o meio de transporte mais utilizado pelos mais novos para chegar à escola com mais de metade das crianças que responderam ao Quizz navegante a assumi-lo.
Criado para familiarizar os mais novos e os pais com o universo da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), Carris Metropolitana e navegante, o quizz que serviu de ferramenta de sensibilização para a utilização dos transportes públicos na 21ª edição do Hospital da Bonecada, em Vila Franca de Xira, acaba por materializar uma ferramenta de análise relevante à nossa estrutura.
Os quizz navegante, muitos deles respondidos em conjunto com o pais ou avós, mostram que mais de metade das crianças do concelho deixa o transporte público à margem da sua rotina. Ir de carro para a escola continua a ser a opção para a grande maioria das crianças seja pela dificuldade de acessos às escolas, seja pelos horários apertados dos pais.
Como chegamos aqui?
Pensado, distribuído e preenchido pelas famílias no Hospital da Bonecada, em Vila Franca de Xira, o Quizz navegante foi criado para facilitar o contacto direto das famílias com o universo TML, nomeadamente com as novas lógicas de numeração, conversão e tipologia de linha da Carris Metropolitana assim como com os tarifários e diferentes cartões navegante.
De resto, a menos de um mês do arranque da operação da Carris Metropolitana nos concelhos da margem norte da Área Metropolitana de Lisboa, a TML associou-se aos estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e ao município de Vila Franca de Xira para promover a mobilidade sustentável na 21º edição do Hospital da Bonecada.
O pré-aviso de greve dos trabalhadores da Alsa Todi para 30 de novembro foi retirado, mantendo-se os serviços previstos nos municípios da área 4, onde o operador assegura a circulação dos autocarros da Carris Metropolitana.
Assim, e de acordo com a Alsa Todi, esta quarta-feira, não estão previstas quaisquer alterações de serviço em Setúbal, Palmela, Montijo, Alcochete, Moita ou Barreiro.
a decisão do Governo conforme Resolução do Conselho de Ministros n.º 74-A/2022, de 6 de setembro, de não aumento do preço dos Passes, aplicável aos títulos Navegantes como medida excecional de mitigação dos efeitos da inflação, o que permite atender à atual situação económica e cumprir o objetivo de minimização dos impactos nos rendimentos das famílias;
a Taxa de Atualização Tarifária definida pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2023, de 6,11%;
o recente início da operação da Carris Metropolitana (Área 4 em junho de 2022, Área 3 em julho, Áreas 1 e 2 em janeiro de 2023), com definição e implementação de um novo sistema tarifário para os títulos ocasionais;
e, finalmente, o objetivo de promoção da utilização dos transportes públicos coletivos, preconizado para a área metropolitana de Lisboa.
A Área Metropolitana de Lisboa decidiu:
Considerar o valor da Taxa de Atualização Tarifária a vigorar para o ano de 2023 para os títulos de transporte ocasionais de 6,11%, conforme determinado pela Autoridade de Mobilidade e Transportes;
Não proceder ao aumento do preço de venda ao público dos títulos ocasionais dos serviços operados sob a marca Carris Metropolitana, que mantém o valor de 2022.
Esta decisão foi tomada após auscultação e articulação com as autoridades de transportes que tutelam serviços de transporte regular na área metropolitana de Lisboa.
Conforme decisão do Governo acima referida, também não haverá aumento dos preços de venda ao público dos passes do tarifário Navegante.
Tendo em conta a delegação e subdelegação de competências, a TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, irá aferir o cumprimento desta decisão através da verificação dos valores de venda ao público apresentados pelos operadores de transporte.
Fruto da realização do Troféu da Caparica, na próxima sexta-feira, 18 de novembro, a partir das 9h30 no Monte da Caparica, as linhas 3007, 3008, 3009, 3012, 3014, 3021, 3022, 3030, 3034 e 3507 vão sofrer alterações de percurso, até que o trânsito seja reaberto nas vias cortadas para a realização da prova.
Assim, a linha 3007, entre o Bairro Fundo Fomento e Cacilhas (Terminal), efetua o percurso previsto até à Rua do 3 Vales, terminando o percurso na paragem da Escola Básica 2/3 do Monte da Caparica. Até ao final da prova, a linha não efetua paragens na aéreas assinaladas, retomando percurso na paragem da Quinta Rosa.
A linha 3008, entre a Banática e a Quintinha, faz um desvio pelo IC20 na paragem Casas Velhas, seguindo para Avenida Torrado da Silva através da Rua São Lourenço Poente, Rua Lourenço Nascente. A paragem faz-se na Boa Esperança.
Em relação às linhas 3009 e 3014, entre Cacilhas (Terminal) e Trafaria (Terminal) e Cacilhas (Terminal) e a Raposeira respetivamente, na Estação do Pragal, são desviadas pela Avenida Torrado da Silva em direção ao IC20, com saída em Pêra/Trafaria até à rotunda da Prio, retomando o percurso habitual a partir dos Bombeiros da Trafaria.
A linha 3012, entre Cacilhas (Terminal) e a Fonte da Telha, efetua um desvio para o IC20 nas Casas Velhas, retomando o seu percurso na Avenida Torrado da Silva.
Quanto à linha 3022, entre a Costa da Caparica e o Hospital Garcia de Horta, o desvio para o IC20 também se fará a partir de Casas Velhas, seguindo depois para a Avenida Torrado da Silva até à estação do Pragal, onde retoma o percurso habitual.
Tanto a linha 3021 como a 3030, entre a Costa da Caparica e o Monte da Caparica (FCT) e a Fonte da Telha e o Monte da Caparica (FCT) respetivamente, terminam o percurso no terminal provisório EN10-1 Pera.
A linha 3034, que liga Pronto Brandão (Terminal) à Quinta do Texugo, faz desvio nas Casas Velhas para o IC20, seguindo para a Avenida Torrado da Silva pela Rua São Lourenço Poente, Rua da Bela Vista e Rua São Lourenço Nascente, efetuando paragem na Boa Esperança.
Por fim, a linha 3507, entre Cacilhas (Terminal) e o Marisol, efetua o percurso normal até à Rua da Bela Vista, segue peça Rua São Lourenço Poente, Avenida Torrado da Silva, retomando a partir daí as paragens previstas.
Informa-se que, dentro das comemorações religiosas previstas para o próximo dia 8 de dezembro na Amadora, as carreiras da Vimeca sofrerão alterações de percurso, entre as 10h45 e as 12h30, graças a ocupação da via pública/condicionamento de transito requerida pela paróquia e aprovada pelo município.
Assim, durante o período acima descrito, o trânsito não circulará nas imediações da Igreja da Falagueira, na Estrada da Falagueira, Parque Aventura, Avenida Miguel Bombarda e Rua Elias Garcia. De resto, as artérias que compõem o percurso da Procissão em Honra da Imaculada Conceição.
Informamos que, devido às obras de pavimentação das vias de acesso ao Terminal de Cacilhas previstas entre 18 de novembro e 22 de novembro, as linhas da Carris Metropolitana, operadas pela Transportes Sul do Tejo (TST), poderão sofrer atrasos nas chegadas e partidas, continuando, no entanto, os percursos e paragens a realizar-se como previsto.
Por motivo de greve convocada por uma Organização Sindical representativa dos operadores de condução, para os dias 15 a 19 de novembro, poderão ocorrer fortes perturbações na circulação, a partir das 17:00 de dia 15 de novembro e durante todo o dia de 16, 17 e 18 de novembro.
A partir desta terça-feira, dia 15 de novembro, e por um período previsível de três semanas, informa-se que, no âmbito das empreitadas de remodelação de Redes de Águas Residuais e Pluviais no Concelho da Amadora, na R. Fernando Maia em A-da-Beja, as carreiras 132 e 134 da Vimeca, no sentido para Casal de Cambra, passam a efetuar o seguinte percurso:
R. Fernando Maia / R. Quinta da Fonte Santa / dá á volta à rotunda da R. José Augusto Costa / Av. Abraão Zacuto Lusitano / R. da Ponte retomando o seu percurso na R. Horta da Costa.
Com o carimbo da mobilidade sustentável e a promoção da utilização dos transportes públicos em detrimento dos individuais, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) vai marcar presença no Hospital da Bonecada, já no próximo sábado, 19 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira.
Centrado em atividades lúdico-pedagógicas desenhadas para crianças com idades dos três aos dez anos, a presença da TML integra-se na estreia do subtema “Cuida do teu planeta” na iniciativa que replica um hospital onde as crianças são convidadas a levar os bonecos para receber tratamento médico.
Mais do que combater o medo à “bata branca”, o objetivo do Hospital da Bonecada também passa por transmitir um conjunto de hábitos saudáveis como a necessidade de realizar exercício físico, lavar os dentes com regularidade, praticar uma alimentação variada e equilibrada e, este ano, cuidar do ambiente.
É precisamente neste quadro que a TML se junta à iniciativa promovida pelo município de Vila Franca de Xira em parceria com a Associação de Estudantes de Medicina da Universidade Nova de Lisboa e outras associações de estudantes do ensino superior da área da saúde.
Levar os ursinhos ao médico, claro, mas de autocarro e, de preferência, com o título de transporte adequado.
Comentários recentes