Por motivos de obra, informamos que existirá um corte de trânsito na R. Direita de Massamá, no sentido Estação Monte Abraão, com uma duração previsível de 2 meses.
O corte afeta as carreiras que 117, 149 e 163 da Vimeca, que durante a obra terão de efetuar o percurso pela Av. José Régio, Rua Jasmins, Rua das Orquídeas e retomar o seu percurso habitual na Rua Direita de Massamá.
Uma conferência a não perder, no Centro de Transferência de Tecnologia e Valorização do Conhecimento da Universidade de Lisboa , sobre os desafios principais na criação da TML.
Este evento contoi com a presença do Presidente do Conselho de Administração da TML, Eng. Faustino Gomes, que foi o orador principal desta conferência.
O estudo “Rede ciclável metropolitana – Estudo, modelação e ferramenta de apoio ao planeamento e decisão” desenvolvido pela TML com o apoio do Instituto Superior Técnico (IST) pretende contribuir para a elaboração de um plano metropolitano para a mobilidade ativa ciclável na área metropolitana de Lisboa, constituindo fonte de fundamentação da futura revisão do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, relativamente à rede ciclável.
Os principais objetivos deste estudo, financiado no âmbito do Fundo para o Serviço Público de Transportes (FSPT), são:
a elaboração de uma proposta de instrumentos de planeamento e de monitorização da mobilidade ativa ciclável;
o desenvolvimento do modelo da rede ciclável e de uma ferramenta para a construção e avaliação de diferentes cenários da rede ciclável na área metropolitana de Lisboa;
o apoio à realização de ações de formação, participação e sensibilização, quer no âmbito dos referidos modelo e ferramenta, quer na área da mobilidade ativa ciclável.
O presente estudo também deverá permitir fundamentar opções que sustentem a apresentação de candidaturas dos municípios, a diversas fontes de financiamento, para este tipo de infraestruturas ou outras ações relacionadas com as mesmas, em articulação com os municípios.
Este estudo, que está em execução com o desenvolvimento do modelo e da ferramenta para a avaliação de cenários da rede ciclável da área metropolitana de Lisboa, pretende contribuir para a melhoria da qualidade, atratividade, acessibilidade e conhecimento do sistema de transportes, para a articulação modal e complementaridade com outros modos de transporte (ampliando a área de influência das estações e paragens da rede de transportes públicos), para a eficiência ambiental do sistema de transportes e segurança dos seus utilizadores e para a criação de condições para novas soluções de serviços de última milha, valorizando o potencial de partilha e replicação por outras entidades municipais ou intermunicipais.
Sobre o relatório
De forma a atingir o primeiro objetivo do estudo “Rede ciclável metropolitana – Estudo, modelação e ferramenta de apoio ao planeamento e decisão” foi desenvolvido o relatório “Proposta de instrumentos de planeamento e de monitorização da mobilidade ativa ciclável” que contempla os seguintes elementos:
Bases para elaboração do plano de mobilidade ciclável;
Sistematização da informação sobre a rede ciclável metropolitana de Lisboa, com base na informação a disponibilizar pela TML, municípios e outras fontes;
Modelação das formas de utilização da bicicleta e avaliação da capacidade para captação de novos segmentos utilizadores da rede ciclável;
Modelação da rede ciclável da área metropolitana de Lisboa;
Orientações para o desenvolvimento de uma ferramenta para a construção e avaliação de diferentes cenários da rede ciclável na área metropolitana de Lisboa;
Definição de métodos de participação, incluindo ações de formação de técnicos e de ações de sensibilização da população para diferentes públicos;
Orientações para a monitorização do plano e da rede ciclável metropolitana.
A Área Metropolitana de Lisboa delegou e subdelegou na TML as competências enquanto autoridade de transportes para organização, planeamento, desenvolvimento e articulação das redes e linhas do serviço público de transporte de passageiros, medidas e políticas de mobilidade e transportes, através do Contrato Interadministrativo de Delegação e Subdelegação de Competências, e respetiva Adenda, datados de 3 de março e 30 de junho de 2021, respetivamente, bem como do Contrato-Programa, e a respetiva Adenda, datados de 29 de março de 2021 e 10 de agosto de 2021, respetivamente.
Regulamento n.º 1362-C/2023, de 27 de dezembro – Sexta alteração ao Regulamento da AML n.º 278-A/2019, de 19 de março — Regulamento Metropolitano das Regras Gerais para a Implementação do Sistema Tarifário na Área Metropolitana de Lisboa.
A TML apresentou hoje os desafios da nova rede no seminário sobre a nova mobilidade na área metropolitana de Lisboa promovido pela Revista Eurotransporte.
O Presidente do Conselho de Administração da TML, Faustino Gomes, falou sobre os desafios da nova rede da carris metropolitana, navegante® e TML.
O evento, realizado no dia 1 de Abril, teve como intuito a celebração do 3º aniversário do sistema navegante®.
Foi também palco do lançamento da marca carris metropolitana, criada pela Transportes Metropolitanos de Lisboa, sob a qual vão operar os transportes públicos rodoviários municipais e intermunicipais na área metropolitana de Lisboa.
Comentários recentes